quinta-feira, 17 de março de 2016

"De parcerias e trapaças: histórias de ontem, para sempre"

"De parcerias e trapaças: histórias de ontem, para sempre", é destes livros que precisam ser guardados e cuidados, pois devem permanecer em todas as infâncias da nossa vida, livro bom de ser lido pela criança, pelos jovens e pelos adultos.




O texto é da Maria Inez do Espírito Santo e a ilustração quem assina é a Anabella López, quem editou a obra foi a Aletria, que como nossa parceria que é, nos enviou esta obra para que a conhecêssemos, e que sorte a nossa em poder ter acesso a esta obra lindíssima.

Como contadora de histórias que sou, adoro histórias que são contadas, recontadas e contadas mais uma vez, sejam as lendas, as fábulas, os contos, elas perpetuam mantendo a tradição de determinado povo, ou nos fazendo conhecer determinadas épocas das quais sem a ajuda da arte não poderíamos vivenciar.

A obra portanto recolhe histórias que podem ser denominadas fábulas, ou mitos, porém aproximam-se como mitos visto que não carregam uma lição de moral expressa, como ocorrem nas fábulas, porém são histórias aonde temos bichos como personagens e não pessoas. Aqui encontramos histórias que foram recolhidas de tradição oral e portanto não se pode determinar sua autoria original, mas possuem valor significativo, visto que fazem parte da cultura popular.

Maria Inez nos trás 4 histórias, são elas: O veado e a onça, A aranha e o quibungo, O jabuti e a raposa e ainda, O jabuti e a raposa - episódio final. Todas histórias já muito contadas e recontadas por diversos contadores de histórias.


A primeira história, narra a conhecida história do veado e da onça que decidem construir uma casa, o veado a constrói de dia, a onça a constrói de noite, ambos acreditam estar recebendo a ajuda de Tupã visto que todos os dias quando retornam para a construção ela está cada dia mais adianta, quando decidem se mudar descobrem que ambos construíram juntos a mesma casa, decidem morar juntos. Imaginem o que seria o veado e a onça morando juntos, dá ai um bom caldo, mas não vou contar, para saber será preciso comprar o livro.

A segunda história narra a trajetória da aranha para conseguir comida em época de escassez de alimentos, ela engana diversos animais, e amarra um quibungo e se alimenta dele pouco a pouco, assim que consegue se livrar o quibungo decide se vingar, mas não consegue pois a aranha é mesmo muito esperta. A história é de tradição africana mas foi encontrada também, com elementos parecidos, sendo relatada entre os indígenas.


Já as duas últimas histórias narram duas das incontáveis façanhas entre o jabuti e a raposa, o jabuti sempre utilizando de sua esperteza e a raposa sempre tentando prevalecer. Por fim o jabuti consegue se safar nestas numerosas tentativas de ambos de testarem suas competências. Inclui aqui aquela que foi considerada a última disputa entre eles, na qual a raposa infelizmente parece não ter saído com vida.

Todas as histórias foram recolhidas de importantes obras que transcrevem estas tradicionais fábulas e mitos presentes na cultura do nosso país. Maria Inez do Espírito Santo foi muito feliz na escola destas histórias, todas definem de forma primorosa um importante acervo de narrativas.

As ilustrações são simplesmente fantásticas, fogem do contexto tradicional de ilustrações para as crianças, mexendo com o imaginário infantil e agregando valores ao olhar cuidadoso dos pequenos que podem descobrir nas ilustrações um universo mágico e repleto de possibilidades.

Já falei anteriormente, mas gosto de repetir, sou realmente muito interessada por ilustrações que promovem o diferente, uma nova forma de olhar, que esperam da criança movimento e que através das imagens a criança descubra novos significados. Sou realmente adepta de ilustrações diferentes e diferenciadas, é o caso das imagens presentes nesta obra.


Não conhecia ainda o trabalho da Anabella López, que reside no Brasil, mas é Argentina, fiquei muito interessada pelo belo trabalho e busquei mais informações, a ilustradora tem uma site, e vale a pena conhecer os demais trabalhos da artista: www.anabellalopez.com

Esta obra nos foi enviada pela Aletria Editora, aproveito para agradecer, belo presente, arte é sempre um dos melhores presentes que podemos receber. Convido para conhecerem o site da editora que conta com esta e mais muitas belas publicações deles: www.aletria.com.br

Aprecio obras de qualidade, e fico feliz em indicar uma bela obra como esta, um convite a conhecer um pouco da narrativa oral presente no nosso Brasil!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Voou pelo nosso ninho, que bom, agora deixe um recado que ficaremos felizes com sua participação.