quinta-feira, 23 de maio de 2013

Uma semana para quem gosta de brincar!



Esta semana está acontecendo a Semana Mundial do Brincar. Promovida aqui no Brasil pela Aliança pela Infância. Para conhecer mais sobre a Aliança clique AQUI, e para mais informações sobre a Semana do Brincar clique AQUI.

Naturalmente que assim que li sobre a proposta fiquei entusiasmada em participar, quando o assunto é brincar nós aqui nos manifestamos a favor, felizes e brincantes, claro.

Entre as ações desta semana está a Blogagem Coletiva que estamos participando hoje, falar e pensar o brincar na infância é um dever de todo Pai e Mãe, e dos profissionais que pensam a infância, e é isso que quero neste momento, neste post, refletir sobre o brincar.

"As maiores aquisições de uma criança são conseguidas no brinquedo, aquisições que no futuro tornar-se-ão seu nivel básico de ação real e moralidade." Vygotsky.

Durante o mestrado li muito sobre o brincar, especialmente nos livros de Vygotsky, quem já o leu ou mesmo pesquisou sobre este pesquisador compreenderá a importância que tem sua contribuição para o que compreendemos hoje como infância e desenvolvimento infantil.

Vejamos do início, a noção de infância é bastante nova para nossa sociedade, segundo estudos somente no século XVIII passamos a ter a compreensão da criança como ser único e não como um adulto em miniatura. Áries (1981) estudioso da infância, diz que anterior ao século XVIII o que se viam eram pequenos seres humanos que tinham a mesma relação com o mundo que um adulto, era delas exigidas as mesas obrigações destinadas aos adultos.

Sendo assim, se percebemos que a infância é uma característica nova em nossa sociedade percebemos também que a idéia de BRINCAR é tão nova quanto, ou mesmo, ainda em processo de compreensão.

A brincadeira é inerente ao desenvolvimento da criança, oras, é através dela que a criança se percebe no mundo, faz questionamentos e encontra respostas. Quando pararmos para observar um grupo de crianças brincando de faz de conta, nos surpreendemos com o tanto de percepções que temos deste "simples" momento de interação. Sim, a criança nos diz quem ela é e o que ela sente através do BRINCAR.

Vygotsky em seus estudos intencionou que a brincadeira não pode ser percebida como predominante no aprendizado da criança, deve ser percebida como PRINCIPAL momento de aprendizagem e desenvolvimento do ser.

A chave para muitas questões relativas ao brincar está no imaginário, na imaginação. Ela é ausente nos demais animais mas figura na criança como uma atividade única de consciência. A criança que brinca tem consciência de que brincando está fantasiando, imaginando, adentrando demais universos que não exatamente o seu dia-a-dia, a sua história diária, porém ela se permite pois sabe que não há erro nas descobertas, nas novas possibilidade.

O erro talvez esteja na falta de percepção do adulto quando se relaciona com o processo de brincar da criança, quando o adulto pretende DEFINIR o brincar como um momento isolado e único, sendo que não é possível restringir o brincar a um determinado momento, com regras únicas a serem cumpridas a partir do desejo do adulto.

RESPEITAR é a palavra, o adulto deve e precisa respeitar o espaço conquistado pela criança, o espaço do brincar, de crescer de forma a compreender o mundo pelos olhos do brincar. A criança que brinca está, não somente, desenvolvendo-se, mas antes disso está compreendendo regras, estabelecendo limites, percebendo o outro, o seu espaço, o seu papel em casa e na sociedade.

A partir disso defendo o brincar como momento lúdico e de aprendizagem, mas também, e principalmente, como espaço de crescimento e amadurecimento. Necessidades naturais do ser humano, afinal, nossa função aqui neste mundo é nos tornarmos seres humanos, capazes de respeitar, amar e viver em sociedade.

A partir do exposto podemos nos perceber como agentes do brincar, PAI e MÃE, devem participar e propiciar momentos de brincadeira para os filhos. Infelizmente vivemos hoje em uma sociedade guardada, em sua grande maioria, em apartamentos, e a criança que outrora tinha espaço agora aprende a se locomover em um espaço reduzido, penso assim que nosso papel é o de proporcionar espaços de brincar, dentro e fora de casa. Observar, interagir e oportunizar, porque é através das oportunidades que a criança construirá sua autonomia.

Como pesquisadora defendo o espaço do brincar, na escola e em casa. Como mãe proporciono um convívio saudável dos meus passarinhos com o brincar, mesmo que em suas devidas medidas, já que estou falando de duas crianças de 2 anos, quando o brincar ainda não é definido como uma atividade de relação, mas como descoberta. É somente a partir dos 3 anos a criança passa a compreender de forma estruturada o brincar, segundo pesquisas e especialmente através de dados de Vygotsky.

Apesar da idade percebo momentos de brincar nos passarinhos, ainda timidamente, mas em construção. Há alguns momentos em que eles muito se interessam por determinado objeto, situação, e é nesses momentos que percebo o brincar iniciando. Já existem momentos em que eles interagem intencionalmente a favor de brincar e Bernardo já utiliza a frase: Mano, brincá. Essa rica interação entre os gêmeos permite que eles iniciem cedo este processo de brincar.

Deixo aqui alguns recortes de momentos do nosso brincar:

Brincar de fantasiar, sensorial e perceptivo.

Dia desses, logo cedo, brincar de explorar caixas e carros.

Brincar de cozinhar, aprender e desenvolver.

Estou feliz por poder fazer minha contribuição nesta semana, pensar o brincar é pensar no futuro de nossos filhos. Foi muito rico, para mim, para este momento de refletir como tem sido o brincar nas nossas vidas, espero que o mesmo aconteça em todos os lares deste nosso país, pois aonde tem criança tem brincadeira, e desejo que toda brincadeira seja incentivada por parte dos pais e cuidadores.

Brincar faz sorrir, e sorrir faz crescer!

****************************

Este post faz parte da Blogagem Coletiva em comemoração a Semana Mundial do  Brincar promovido pela Aliança pela Infância.




10 comentários:

  1. Carol, linda e gêmeos lindos!!!! Adoro vir aqui brincar de aprender com vocês!!!! Sorrir é o que queremos ver nossos filhos fazer.... se for se divertindo, então, arrasou! Parabéns pela participação! #semanamundialdobrincar BeijoBeijo Andrea e Lara coisas-da-lara.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Brincar realmente é tão importante e as pessoas parecem esquecer disso!
    bjos
    #semanamundialdobrincar
    www.mamaeneura.com

    ResponderExcluir
  3. Que lindas as fotos, amei as dicas de brincadeiras!
    Tenha um ótimo final de semana!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  4. Caroline, que ótima contribuição: obrigada!
    Gostei muito das informações que traz porque responde muito da reflexão que trago nesta semana, pois aponta desafios comuns das casas brasileiras como a mania do "adulto" querer definir a brincadeira ou não criar espaço dentro da sua agenda para observar este momento.
    Aproveito para lhe trazer algumas perguntas: o que você sugere para pais de bebês que tem filhos dentro de casa? Basta estar ao lado observando, o que é válido estimular e o que geralmente é prática comum, mas não faz bem para criança?

    Segue meu link, caso ache válido trazer essas respostas lá também: http://blogdodesabafodemae.blogspot.com.br/2013/05/crianca-precisa-de-mae-ate-pra-brincar.html

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol, adorei a sua contribuição. Vou me informar mais e buscar leituras nos livro do Vygotsky.
    Ami as fotos das brincadeiras de vocês.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com
    #SemanaMundialdoBrincar

    ResponderExcluir

  6. Adorei as suas sugestões de brincadeiras.
    Bjks
    http://www.maevaidosa.com/2013/05/bc-o-brincar-alianca-pela-infancia.html
    #SemanaMundialdoBrincar

    ResponderExcluir
  7. que maravilha de texto! #SemanaMundialdoBrincar

    ResponderExcluir
  8. O post mais completo e perfeito que li sobre o tema até agora!

    Muito bom! =)

    ResponderExcluir
  9. De verdade, muito bom! Vygotsky é referência nessa construção social da criança. A apreensão do real passa por estas interações. Acredito que é aí que podemos mediar as coisas pra que tenhamos pessoas melhores.

    ResponderExcluir
  10. Lindos, lindos!

    Eu também adoro brincar Carol! E o Pititico também, rs. Acho que a criança precisa disso! O texto ficou ótimo, participação perfeita!

    Beijo!

    ResponderExcluir

Voou pelo nosso ninho, que bom, agora deixe um recado que ficaremos felizes com sua participação.